segunda-feira, 18 de agosto de 2003

REFLEXÕES EM FÉRIAS:


OBESIDADE – Dei por mim, quando me preparava para férias, com uns quilitos a mais no peso e uns centímetros a mais na cintura. Causas? Certamente a alimentação a recair, praticamente todos os dias, numa só refeição bem regada. Isto apesar de, em casa, praticamente não beber.
Já não havia nada a fazer e, para mim, isto só funciona por objectivos. Entretanto: ainda o verão escaldante e as loiras bem fresquinhas; os meses de Outubro e Novembro com vários aniversários; o Natal, o Fim de Ano, etc…
Porque não homenagear a memória de um velho amigo desaparecido há um ano? É isso mesmo: a partir de 7 de Janeiro, data do seu aniversário, prometo solenemente deixar definitivamente de ingerir bebidas alcoólicas. Os leitores serão as testemunhas e eu darei notícias, tanto do cumprimento da minha jura, como dos resultados em quilos e centímetros. Para exemplo!


MENDICIDADE – Era renitente, por princípio, em dar esmolas. Era apologista, sim, de alterar as políticas sociais para que os pobres não existissem. Dar esmolas era, para mim, perpetuar situações.
Felizmente que li um livro de João Paulo I, o tal Cardeal que só foi Papa durante um mês e dois dias. Ele partilhava exactamente dos meus sentimentos, mas reflectia: «enquanto as condições sociais não se alterarem, vão existir pobres a necessitar de ajuda!».
Passei a ajudar de quem ajuda necessita, mas tentando excluir a mendicidade organizada, os «falsos pobres» que utilizam a mendicidade como modo de vida e aqueles que expõem mazelas ou utilizam crianças de tenra idade, para o efeito. Tento ser justo. Será que consigo?


******

Gabriel de Sousa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...