quinta-feira, 30 de dezembro de 2004

IMPOSTOS INFLACIONADOS...

Em 47 anos de actividade profissional e quatro de reformado só duas vezes me aconteceu passar a ganhar menos que no ano anterior.
A primeira foi, salvo erro, em 1995 ou 1996 – o que considerei um acto de boa gestão. Uma inspecção financeira detectou que havia um número exorbitante de horas extraordinárias e que se deveria optar por uma das seguintes soluções: alteração de métodos e de organização no trabalho ou aumento de efectivos para a execução do trabalho extraordinário. Optou-se por uma mistura destas duas soluções e o facto é que as minhas horas extraordinárias diminuíram de forma drástica e consequentemente o mesmo aconteceu aos meus rendimentos anuais.
A segunda foi agora. Recebi em 10 de Dezembro a pensão de Dezembro com o respectivo subsídio de Natal e constatei que tinha sido aumentado 2,2%. Durou pouco tempo o «contentamento», pois acabo de receber a declaração para o IRS e – fazendo os cálculos ao que vou passar a receber – constato que vou descontar mais 2% de IRS e que receberei a partir de agora menos € 5,70 por mês.
Espantado? Nem por isso. Ainda sou um dos felizardos que tem uma pensão que aguenta estes cortes e, afinal, se este Governo nos tem vindo a habituar a ziguezagues e a declarações e desmentidos porque motivo o mesmo não se teria de passar ao nível da minha algibeira?
Obrigado Ministro Bagão Félix! – Não me queixo, apenas constato e chamo a atenção dos incautos para o dia 20 de Fevereiro. É dia de eleições...

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...