terça-feira, 31 de janeiro de 2006

O escritor Fernando Namora - ou Fernando Gonçalves Namora – desapareceu em 31 de Janeiro de 1989. Natural de Condeixa-a-Nova, estudou na Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Medicina, profissão que exerceu na sua terra natal e nas regiões da Beira Baixa e Alentejo.
Relevos (1938), livro de poesia onde se notam as influências do grupo da Presença, foi a sua primeira obra. No mesmo ano, publicou o romance As Sete Partidas do Mundo, que foi galardoado com o Prémio Almeida Garrett e onde começou a esboçar o seu encontro com o neo-realismo.
Escreveu, para além de obras de poesia e romances, contos, memórias, críticas e impressões de viagem.
Entre os títulos que publicou, encontram-se os volumes de prosa Casa da Malta, Retalhos da Vida de um Médico, A Noite e a Madrugada, O Trigo e o Joio, Domingo à Tarde e Os Clandestinos; de poesia Mar de Sargaços e As Frias Madrugadas.
O romance Domingo à Tarde foi adaptado ao cinema em 1966 por António de Macedo. O livro Retalhos da Vida de um Médico foi adaptado ao cinema por Jorge Brum do Canto (1962), além de ter sido produzida uma série televisiva por Artur Ramos e Jaime Silva (1979-1980).

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...