domingo, 12 de fevereiro de 2006

EFEMÉRIDE - Charles Robert Darwin, naturalista britânico, nasceu em 12 de Fevereiro de 1809 em Shrewsbury.
Charles Darwin é famoso principalmente por ter proposto a Teoria da Selecção Natural e da base da Teoria Sintética da Evolução no seu livro A Origem das Espécies.
As ideias apresentadas neste livro foram fundamentadas empiricamente durante e após a viagem de Darwin ao redor do mundo, a bordo no navio inglês "Beagle". Um dos exemplos clássicos é que, em visita ao arquipélago de Galápagos, percebeu que tentilhões do mesmo género possuíam características morfológicas diferentes entre as diversas ilhas, especialmente nos bicos. Este facto pode ser explicado como resultado de diferentes graus de adaptação ao ambiente que desenvolveram aquelas variações.
A partir desta percepção, pela primeira vez teve-se um mecanismo plausível e testável para explicar praticamente todas as características adaptativas dos seres vivos, o que tem sido confirmado desde então.
As ideias defendidas por Darwin persistem até hoje como explicação científica para a complexidade e diferenciação biológica. A despeito da controvérsia gerada por se opor a determinadas visões teológicas (debate que persiste até hoje), o desenvolvimento da genética e outros estudos comprovam que o darwinismo é um facto científico inegável.
Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...