quarta-feira, 15 de fevereiro de 2006

EFEMÉRIDE - Galileu Galilei nasceu em Pisa no dia 15 de Fevereiro de 1564. Morreria em Florença em 8 de Janeiro de 1642. Notável físico, matemático e astrónomo italiano, é considerado um dos maiores génios da história da humanidade, a par de Leonardo da Vinci, Isaac Newton e Albert Einstein, tendo o seu QI sido estimado em cerca de 240.
Galileu, tendo sabido da construção do primeiro telescópio na Holanda, construiu a partir de um folheto, em 1609 em Veneza, a primeira luneta astronómica e fez com ela diversas observações astronómicas.
Pressionado pela Igreja, foi para Florença, onde chegou à conclusão, com os seus estudos, que o "Centro Planetário" era o Sol e não a Terra, esta girando ao redor dele como todos os planetas. Galileu foi chamado a Roma em 1611 para defender-se da acusação de heresia. Foi condenado e, em 1616, teve que assinar um decreto do Tribunal da Inquisição, declarando ser meramente hipotética a sua teoria.
Galileu era católico fervoroso, mas viveu numa época atribulada em que a Igreja Católica endurecia a sua doutrina face à Reforma Protestante. A prisão de Galileu tornou-se um exemplo muito citado da "luta entre a fé e a ciência". Enquanto que na Itália e nas zonas católicas os seus livros eram proibidos, Galileu publicou sem quaisquer problemas, nos Países Baixos, onde o protestantismo se tinha sobreposto ao catolicismo. Reza a lenda que, ao sair do tribunal após a sua condenação, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!" (Contudo ela move-se!), referindo-se à Terra. Passou os últimos anos de sua vida, retirado na sua vila, perto de Florença, tendo morrido cego e condenado pela Igreja, longe do convívio público.
341 anos após a sua morte, em 1983, a Igreja Católica, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...