terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

EFEMÉRIDE O Sport Lisboa e Benfica foi fundado em 28 de Fevereiro de 1904. Tem actualmente 146.300 associados o que o torna o segundo maior clube do Mundo em termos de número de sócios. Além do futebol, tem-se distinguido também em muitas outras modalidades
O Benfica ganhou 31 Ligas de Futebol no actual formato e 24 Taças de Portugal — sendo assim o maior vencedor a nível interno —, em comparação com o Sporting, que ganhou 18 e 13, e o Porto 18 e 12, respectivamente. Ganhou também duas Taças dos Campeões Europeus, ambas no início dos anos sessenta, a segunda delas já com a ajuda do lendário Eusébio, um símbolo benfiquista, que após o final da sua carreira se tornou num embaixador itinerante do Benfica e do futebol português.
Desde o final da década de 50 do século XX, que o SLB é o clube português com maior número de adeptos dentro e fora de Portugal. Um dos factores centrais da popularidade do clube no exterior do país é a existência de inúmeras Casas do Benfica espalhadas pelo Mundo.
No início deste século o Benfica foi considerado pela FIFA, por altura das Comemorações dos 50 anos daquela Instituição, como um dos onze clubes míticos do Futebol Mundial.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...