quinta-feira, 16 de março de 2006

EFEMÉRIDE - Camilo Castelo Branco nasceu em Lisboa no dia 16 de Março de 1825. Foi o primeiro escritor português a viver exclusivamente dos seus escritos literários.
Na sua adolescência, formou-se lendo clássicos portugueses e latinos, literatura eclesiástica e contactando directamente com a vida transmontana.
Apaixonou-se por Ana Plácido e, quando esta se casou com um negociante brasileiro, teve uma crise de misticismo que o levou a estudar num seminário. Acabou por seduzi-la e raptá-la. Depois de algum tempo a monte, foram capturados pelas autoridades e julgados. Ficaram presos na cadeia da relação do Porto, onde escreveu Memórias do Cárcere. Depois de absolvidos do crime de adultério, Camilo e Ana passaram a viver juntos. Só em 1888 contrairam oficialmente matrimónio. Para Camilo, também era o segundo casamento, pois tivera um matrimónio falhado aos 16 anos. Nunca encontrou, porém, estabilidade emocional e uma progressiva cegueira levou-o ao desespero, que culminou em tragédia com suicídio por arma de fogo em 10 de Junho de 1890.

Posted by Picasa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...