segunda-feira, 6 de março de 2006

EFEMÉRIDE - Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes pintoras europeias da segunda metade do século XX, morreu em Paris no dia 6 de Março de 1992, tendo nascido em Lisboa em 13 de Junho de 1908.
Órfã de pai desde os três anos, foi educada pela mãe em casa do avô materno, director do jornal O Século, tendo começado a estudar pintura em 1919. Frequentou cinco anos mais tarde as aulas de Anatomia Artística da Escola de Belas Artes de Lisboa.
Em 1928 foi viver para Paris, onde continuou a estudar pintura. Conheceu ali o pintor húngaro Arpad Szenes com quem se casou em 1930.
Após uma estadia em Portugal devido à guerra, o casal decidiu-se a ir para o Brasil onde foram recebidos de braços abertos. Moraram no Rio de Janeiro até 1947, pintando, expondo e ensinando, regressando depois a Paris.
O valor de Vieira da Silva começava a ser reconhecido, tendo-lhe o estado francês comprado Partie d'échecs, um dos seus quadros mais famosos. Vendeu obras suas para vários museus, fez tapeçarias e vitrais, trabalhou em gravura, fez ilustrações para livros e cenários para peças de teatro.
Expôs em todo o mundo e ganhou o Grande Prémio da Bienal de São Paulo de 1962. No ano seguinte foi-lhe atribuído o Grande Prémio Nacional das Artes em Paris. Em 1956 foi-lhe dada a naturalidade francesa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...