sábado, 29 de abril de 2006

EFEMÉRIDE - Fernando Pessa, o mais idoso jornalista português, faleceu em 29 de Abril de 2002, com a idade de 100 anos.
Em 1934 candidatou-se aos quadros da recém criada Emissora Nacional, tendo ficado classificado em segundo lugar. Com uma semana de rádio, Pessa fez a sua primeira reportagem: a cobertura de um festival de acrobacia área na antiga Porcalhota, actual Amadora.
Após quatro anos na Emissora Nacional, foi convidado para trabalhar na BBC, em Londres. Começou por trabalhar com sotaque na secção brasileira e só quando um colega português adoeceu foi chamado para ler o noticiário. Neste ambiente sofreu os bombardeamentos alemães sobre Londres e notabilizou-se como correspondente durante a Segunda Guerra Mundial.
A censura e a restrição das liberdades da ditadura de Salazar acabaram por contribuir para o crescendo de popularidade das transmissões em português da BBC.
No regresso a Lisboa, em 1947, a sua reentrada na rádio Emissora Nacional foi-lhe vedada por influência do regime. Fez dobragens de filmes e documentários.
Depois da notoriedade enquanto repórter de guerra na BBC, realizou a primeira emissão em directo da RTP, em 7 de Março de 1957, na Feira Popular de Lisboa.
Entrou para os quadros da RTP somente em a 1 de Janeiro de 1976, já com 74 anos.
A célebre expressão “E esta, hein?” marcou a sua carreira como repórter televisivo. A expressão surgiu como substituto dos palavrões que tinha vontade de dizer quando denunciava situações menos agradáveis do quotidiano do país nos seus
"bilhetes-postais".Pelo seu trabalho como correspondente da Segunda Guerra Mundial, Fernando Pessa foi distinguido com a Ordem do Império Britânico e, em Portugal, a 10 de Junho de 1981, recebeu o título de Comendador. Reformou-se em 1995, com 93 anos de idade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...