quarta-feira, 31 de maio de 2006

EFEMÉRIDE - Walt Whitman, poeta norte-americano, nasceu em Long Island no dia 31 de Maio de 1819, tendo falecido em 26 de Março de 1892.
Publicou o seu primeiro livro (Leaves of Grass) em 1855. Curiosamente foi ele que pagou a primeira edição, o livro continha apenas doze poemas, um prefácio e não tinha indicação do nome do autor. A obra poética de Whitman acabou por se centrar neste livro, que o escritor se dedicou a rever e completar ao longo da vida. A segunda edição (1856) já o indicava como autor e continha 32 poemas.
Continuava entretanto a sua profissão de jornalista, o que não o impediu de publicar a terceira edição em 1860 com 154 poemas.
Entre 1863-1864 cumpriu o serviço militar, tendo regressado doente e com marcas de envelhecimento prematuro causadas pela experiência da guerra civil.
Trabalhou depois como funcionário do Governo e publicou o livro "Drum-Taps", que continha 53 poemas acerca da guerra civil e da experiência do autor em hospitais militares.
Em 1873, sofreu uma paralisia parcial e perdeu a mãe. Foi entretanto publicando novas edições de Leaves of Grass. A 6ª já era composta de dois volumes.
Os últimos anos de vida de Whitman foram marcados pela pobreza, atenuada apenas pela ajuda de amigos e admiradores americanos e europeus. Em 1888, teve um novo ataque de paralisia e publicou 62 novos poemas sob o título "November Boughs".
Whitman morreu no dia 26 de Março de 1892, não tendo chegado a ver publicada a nona edição da sua obra principal.
Profundamente identificado com os ideais democráticos da nação americana, Whitman ficou ainda mais conhecido mundialmente a partir das citações inseridas no enredo do filme Clube dos Poetas Mortos.
Teve grande influência na chamada poesia moderna, tendo de certo modo influenciado Fernando Pessoa e Garcia Lorca, entre muitos outros. Este último dedicou-lhe mesmo um poema (Ode a Walt Whitman).

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...