sábado, 24 de junho de 2006

AS 4 ESTAÇÕES


Num cantinho do céu
O Inverno, muito bem agasalhado
Dizia para quem o quisesse ouvir:
- Eu levo para a Terra a chuva
Que irriga os campos
E enche cada barragem,
Mas também levo o frio
A neve, as cheias e as tempestades
Que a todos tira a coragem!

O Verão, vestido de branco
E com ar muito limpo e bronzeado,
Disse por sua vez:
- Comigo, podem ir à praia
Pois levo o sol e o calor
Mas também as sombras para refrescar,
Levo igualmente os fogos
E também a insolação
Que muitos velhos irá matar!

O Outono,
Que se mantivera calado,
Falou então:
- Eu sou a transição
Pois torno ameno o calor
E preparo-vos para o tempo mais agreste,
Mas deixo as árvores mais tristes
Pois faço cair suas folhas
Que são a única roupa que cada uma delas veste!

Nesse instante
Ouviu-se
A voz melodiosa da Primavera:
- Eu enxugo
O que o Inverno alagou
E não levo comigo calor demais;
Sou a única Mulher
E porque sou faladora
Tendes de me ouvir um pouco mais.

Sou eu quem diz «adeus» à chuva e ao frio,
Sou anunciada por andorinhas
E visto-me de rendas e brocados;
As abelhas e as borboletas
Zumbem e esvoaçam de alegria
Ao ver flores por todos os lados.

As paisagens
Ficam coloridas
E os ares perfumados,
É época de acasalamentos
Os dias ficam mais doces
E os campos mais esverdeados.

(Se procurarem com atenção
Vão encontrar:
Orquídeas, lírios e gardénias
Hortenses, violetas e magnólias
Malmequeres e girassóis
Cravos, roseiras e buganvílias
Papoilas e giestas.

Mescla de sensações, cheiros e cores:
O Verde da esperança e da paz
E o Amarelo das compreensões;
O Vermelho da força e da alegria,
O Branco que nos lembra a pureza
E o Rosa do amor e das paixões.)

Com estas cores não se escreve o Mundo
Mas com elas se poderia pintar a Primavera!

- Tens razão!
Disseram
Em uníssono
As outras três vozes:
- Nós limitamo-nos a viver, entre a juventude e a velhice
À imagem do que acontece com os Homens
E sem a todos contentar;
Tu - a todos agradas
Porque em cada ano
Consegues renascer para te reinventar!


Gabriel de Sousa

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...