terça-feira, 13 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Alberto Raposo Pidwell Tavares, que viria a ser conhecido por Al Berto, poeta e editor português, faleceu em 13 de Junho de 1997, vítima de um linfoma. Nascera no dia 11 de Janeiro de 1948, em Coimbra, pertencendo a uma família da alta burguesia, de origem britânica.
Com um ano apenas, foi para o Alentejo e, em Sines, passou toda a infância e adolescência até que a família decidiu enviá-lo para a Escola António Arroio em Lisboa.
Em 14 de Abril de 1967 foi estudar pintura para a Bélgica, na École Nationale Supérieure d’Architecture et des Arts Visuels, em Bruxelas.
Após concluir o curso, decidiu abandonar a pintura em 1971 e dedicar-se exclusivamente à escrita. Regressou a Portugal em 17 de Novembro de 1974 e aqui escreveu o primeiro livro inteiramente em língua portuguesa: À Procura do Vento num Jardim d'Agosto.
Por vezes, os seus textos denotam uma certa ambiguidade entre a poesia e a prosa. O livro O Medo, reunindo todos os seus escritos de 1974 a 1986, foi editado pela primeira vez em 1987 e veio a tornar-se o trabalho mais importante da sua obra e o seu definitivo testemunho artístico, sendo adicionados em posteriores edições novos escritos do autor.
Recebeu em 1987 o Prémio de Poesia do Pen Club.
Deixou textos incompletos para uma ópera, para um livro de fotografia sobre Portugal e uma «falsa autobiografia», como o próprio autor a intitulava.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...