segunda-feira, 12 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Anne Frank, jovem judia alemã, nasceu em Frankfurt em 12 Junho de 1929, tendo morrido em 12 de Março de 1945 no campo de concentração de Bergen-Belsen. Escreveu, durante a ocupação alemã de Amesterdão, um diário íntimo que seria mais tarde traduzido em mais de sessenta línguas e vendido em mais de vinte e cinco milhões de exemplares.
Quando em 1933 Hitler chegou ao poder na Alemanha, a família Frank refugiou-se em Amesterdão para escapar às perseguições nazis. No entanto, em 1940, a Holanda foi invadida e a família teve de se esconder, quando os judeus começaram a ser procurados e perseguidos.
Durante anos, Anne Frank descreveu no seu Diário o medo que sentia por estar escondida e o seu desejo de se tornar escritora.
Um telefonema anónimo para a Gestapo, em Agosto de 1944, levou à prisão de toda a família. Foram deportados primeiro para Westerbork e mais tarde metidos num comboio para Auschwitz.
Entretanto, duas pessoas que tinham protegido a família encontraram o Diário de Anne, constituído por vários cadernos e mais de 300 páginas manuscritas, que conseguiram guardar.
Anne passou um mês em Auschwitz-Birkenau e depois foi enviada para Bergen-Belsen, onde acabou por morrer vítima de tifo, dois meses antes da libertação da Holanda. Não chegara a completar 16 anos...
Apenas o pai de Anne sobreviveu ao holocausto, tendo morrido em 1981 com a idade de 91 anos. Depois da guerra, os amigos fizeram chegar-lhe o Diário de sua filha, que ele fez editar com o título de O Diário de Anne Frank.
Desde 1960, o local em que Anne e a família se esconderam está aberto ao público e é hoje um dos museus mais visitados de Amesterdão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...