sábado, 24 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Carlos Gardel, o mais famoso dos cantores de tango argentino, morreu em 24 de Junho de 1935, num desastre de aviação em Medellín, no decorrer de uma tournée na Colômbia. Nascera em 11 de Dezembro de 1890. O local de nascimento é controverso. Alguns defendem que Gardel teria nascido no interior do Uruguai, baseando-se em documentos da época. Outros dizem que Gardel nasceu na cidade francesa de Toulouse e que foi registado com o nome de Charles Romuald Gardès, filho de pai desconhecido e de Berthe Gardès. Gardel, quando se abordava o tema, costumava dizer: "Nasci em Buenos Aires aos dois anos e meio de idade".
Foi um cantor e actor celebrado em toda a América Latina pela divulgação do tango. Iniciou-se como cantor, ainda jovem, com o nome artístico de El Morocho, apresentando-se em cafés dos subúrbios da capital argentina. A sua primeira interpretação formal deu-se no Teatro Nacional de Corrientes. A sensualidade da sua voz prestava-se à interpretação do tango, tendo-se tornado muito conhecido a partir da canção "Mi noche triste", em 1917.
Gravou mais de novecentas canções, entre tangos, fox-trots, fados, pasodobles e músicas folclóricas, vendendo milhares de discos na América Latina e na Europa.
Trabalhou como actor em mais de dez filmes. Há uma estátua sua em Buenos Aires, cidade onde se encontram os seus restos mortais.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...