sexta-feira, 9 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Charles John Huffam Dickens, um dos mais populares romancistas ingleses, morreu em 9 de Junho de 1870, tendo nascido em 7 de Fevereiro de 1812.
A popularidade dos seus romances e contos foi enorme não só durante a sua vida... Ainda hoje, os seus livros continuam a ser reeditados por todo o mundo.
Começou a trabalhar aos doze anos, numa fábrica de graxa para sapatos. Talvez por isso, anos mais tarde, as más condições de trabalho da classe operária inglesa se tivessem tornado num dos temas mais recorrentes na sua obra.
Os seus primeiros romances foram publicados em jornais sob a forma de fascículos. Em 1849 publicou aquele que viria a ser o mais popular, David Copperfield, inspirado principalmente na sua própria vida.
A partir de 1858, o seu tempo foi ocupado sobretudo com leituras públicas. Este género de espectáculo, que consistia apenas em ouvir Dickens, lendo as suas próprias obras, tornou-se então muito popular.
Foi sepultado no Poets'Corner (Esquina dos Poetas), na Abadia de Westminster. Na sua sepultura está gravada a seguinte inscrição:
“Apoiante dos pobres, dos que sofrem e dos oprimidos. Com a sua morte, um dos maiores escritores de Inglaterra desapareceu para o Mundo.”

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...