quarta-feira, 14 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Ernesto Rafael Guevara de la Serna, mais conhecido por Che Guevara ou El Che, nasceu «oficialmente» em Rosário na Argentina no dia 14 de Junho de 1928, se bem que a data real tenha sido um mês antes (14 de Maio). Foi assassinado em La Higuera, Bolívia, em 9 de Outubro de 1967, tendo sido um dos mais famosos revolucionários da História.
Acabou os seus estudos de Medicina em 1953 e passou desde logo a dedicar-se à política. Em 1954, no México, conheceu Raul Castro que o apresentou ao seu irmão mais velho Fidel Castro. Este último organizou e liderou o movimento guerrilheiro «26 de Julho», ou M26, que tinha por objectivo alcançar o poder em Cuba. Guevara fez parte dos 82 homens que partiram para Cuba em 1956 com Fidel Castro e dos quais só 12 sobreviveriam. Instalaram-se na Sierra Maestra de onde iniciaram a guerrilha contra o ditador cubano Fulgêncio Batista, que era apoiado pelos Estados Unidos.
Após a vitória dos revolucionários em 1959, Batista exilou-se em Portugal (Madeira). Guevara, então braço direito de Fidel, tornou-se um dos principais dirigentes cubanos: Embaixador, Presidente do Banco Nacional eMinistro da Indústria.
Che esteve oficialmente no Brasil em Abril de 1961, sendo condecorado pelo Presidente Jânio Quadros com a Ordem do Cruzeiro do Sul.
Em 1965, Guevara deixou Cuba para propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo fora. Partiu primeiramente para o Congo. Após o fracasso dos combates no Congo, foi para a Bolívia, onde tentou estabelecer uma base guerrilheira para lutar pela unificação dos países da América Latina. Enfrentou sérias dificuldades em virtude do terreno desconhecido e para conquistar a confiança dos camponeses. Foi cercado e capturado em 8 de Outubro de 1967 e executado no dia seguinte por soldados bolivianos na aldeia de La Higuera, possivelmente a mando de agentes da CIA.
Só em 1997 os seus restos mortais foram encontrados numa vala comum, a cerca de 50 km de onde ocorreu a sua execução. Os seus ossos foram transferidos para Cuba onde, em 17 de Outubro desse mesmo ano, foram enterrados com honras de Estado, na presença de membros da sua família e do líder cubano e antigo companheiro Fidel Castro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...