quarta-feira, 28 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Terry Fox, atleta canadiano e activista na luta contra o cancro (câncer), morreu em 28 de Junho de 1981. Nascera em Winnipeg no dia 28 de Julho de 1958. É considerado um herói no Canadá do século XX.
Muito activo e grande praticante desportivo na adolescência, Terry – aos 18 anos – viu os médicos diagnosticarem-lhe um cancro nos ossos. Em 1977, foi-lhe amputada a perna direita acima do joelho.
Durante a permanência no hospital, Terry Fox ficou chocado com o sofrimento dos outros doentes, atingidos também pela terrível doença e na maioria crianças. Decidiu então que havia de correr dum lado ao outro do Canadá angariando fundos para a pesquisa da cura do cancro. Esta corrida viria a ser chamada Maratona da Esperança.
Dezoito meses e 5 000 quilómetros de treinos mais tarde, Terry começou a sua maratona na Terra-Nova, em 12 de Abril de 1980. Poucos espectadores assistiram, prestando-se pouca atenção a este jovem que corria com uma só perna. Porém, a pouco e pouco, o entusiasmo aumentou e o dinheiro começou a afluir. Terry atravessou as províncias atlânticas do Canadá, o Quebec e o Ontário, à razão de 42 quilómetros por dia. Os canadianos jamais esquecerão este feito.
No dia 1 de Setembro, depois de 143 dias e 5 373 quilómetros de corrida, Terry teve de parar em Thunder Bay, em virtude do cancro ter reaparecido nos pulmões. A nação inteira ficou em estado de choque.
Terry Fox morreu com 22 anos. Desde então, um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal, realizam-se anualmente Maratonas da Esperança, com a finalidade inicial (angariação de fundos) e também como homenagem a Terry Fox.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...