terça-feira, 6 de junho de 2006

EFEMÉRIDE - Thomas Mann, romancista alemão considerado por alguns como um dos maiores escritores do século XX, nasceu em Lubeck, na Alemanha, em 6 de Junho de 1875, tendo morrido em 12 de Agosto de 1955 na Suiça. Era filho de um comerciante alemão e da brasileira Júlia Silva Bruhns Mann.
Em 1895, tornou-se definitivamente escritor, muito influenciado pela mãe. Foi autor de romances, ensaios, escritos políticos, novelas e contos, sendo igualmente editor de alguns jornais.
Em 1929, tornou-se ainda mais famoso, ganhando o Prémio Nobel da Literatura. O júri justificou o prémio, referindo-se ao livro Os Buddenbrooks, ignorando A montanha mágica, romance em que o escritor revelava simpatia pelas ideias democráticas.
Emigrou para a Suíça em 1933, o ano da chegada ao poder de Hitler. Perdeu a nacionalidade alemã em 2 de Dezembro de 1936, tendo-se mudado para os Estados Unidos em 1938. Em 1944, obteve a cidadania americana. Desencantado no entanto com a «caça às bruxas», regressa à Europa em 1952, para viver perto de Zurique até à sua morte.
Casado, com filhos e tendo estado apaixonado por várias mulheres, debatia-se no entanto com desejos homossexuais que estão patentes em algumas das suas obras. O seu irmão Heinrich, também escritor, tomara conhecimento da sua orientação sexual quando Thomas Mann tinha apenas 15 anos e sugeriu-lhe uma cura de sono... A maioria dos comentadores é da opinião que a homossexualidade de Thomas Mann foi reprimida e que a escrita era para ele uma forma de compensar esse constrangimento. É preciso lembrar que, até à primeira metade do século XX, a homossexualidade era vista como um desvio sexual e motivo para tratamento psiquiátrico.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...