quinta-feira, 24 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Jorge Luís Borges, escritor, poeta e ensaísta argentino mundialmente conhecido, nasceu em Buenos Aires no dia 24 de Agosto de 1899. Com ascendência portuguesa por parte do pai e britânica por parte da mãe, estudou e viveu em Itália e na Suiça de 1914 a 1921.
Com sete anos de idade, escreveu o seu primeiro conto e, quando tinha nove anos, traduziu "O Príncipe Feliz" de Óscar Wilde, para o jornal "El País".
Em 1921, de regresso à Argentina, fundou Proa, revista vanguardista, e começou a publicar crítica literária em diversos periódicos, ampliando posteriormente as suas actividades com conferências, aulas, trabalhos editoriais e traduções.
A partir de 1935, iniciou uma série de obras com histórias fantásticas que deixou seguidores geniais como por exemplo Gabriel Garcia Marquez. A crítica europeia colocou-o ao lado de Marcel Proust, Franz Kafka, T.S. Eliot, James Joyce e Italo Calvino.
Como a grande maioria dos intelectuais da época, Borges opôs-se ao fascismo durante a II Guerra Mundial. Na década de 40, enfrentou igualmente o ditador argentino Juan Perón. enquanto ele permaneceu no poder. Após a sua queda, Borges foi nomeado director da Biblioteca Nacional.
Nos anos 50, deu aulas de Literatura Inglesa na Universidade de Buenos Aires e presidiu à Associação Argentina de Escritores.
A partir da década de 50, afectado por progressiva cegueira, passou a dedicar-se sobretudo à poesia, produzindo obras notáveis. Ficou totalmente cego em 1956, continuando no entanto a produzir obras literárias. Aliás. a década de 60 seria um dos seus períodos mais criativos.
Aos 87 anos, sentindo a morte chegar, foi para Genebra, onde morreria em 14 de Junho de 1986.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...