quarta-feira, 30 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Nicolau Nasoni, arquitecto italiano que desenvolveu muito do seu trabalho em Portugal, especialmente na cidade do Porto, morreu nesta cidade nortenha em 30 de Agosto de 1773. Nascera em San Giovanni Valdarno, Itália, no dia 2 de Junho de 1691.
Antes de se mudar para a Cidade do Porto, Nasoni viveu em Siena, Roma e, mais tarde, em Malta, onde deu os primeiros passos na arquitectura e onde pintou um tecto no Palácio de Valeta, em 1724.
Não é conhecida a data exacta em que chegou à cidade do Porto. Sabe-se apenas que, em Novembro de 1725, já estava a fazer uma pintura na Sé do Porto.
Um fidalgo portuense, padrinho de um dos seus filhos, empregou Nasoni na obra da Casa e Jardim da Quinta da Prelada. Sob a influência deste mesmo fidalgo, em 1731, foi-lhe pedido para projectar a Igreja dos Clérigos, trabalho que o ocupou durante mais de 30 anos.
Em 1731, Nasoni voltou a casar-se, desta vez com uma portuguesa, Antónia Mascarenhas Malafaia, da qual teve 5 filhos.
Um pouco no espírito da Renascença italiana, Nasoni dedicou-se igualmente a inúmeros trabalhos artísticos, desde pintura a ourivesaria, uma especialidade tradicional da região do Porto.
Na arquitectura, salienta-se o Palácio do Freixo (Porto), a Igreja do Bom Jesus (Matosinhos), o Palácio de S. João Novo (Porto), o corpo central do Palácio de Mateus (Vila Real) e, obviamente, a Igreja e a Torre dos Clérigos no Porto. (ver imagem)Acabou por morrer na pobreza e foi sepultado na «sua» Igreja dos Clérigos, muito embora não se conheça o local exacto onde se encontra o túmulo. Não existe nenhuma fotografia nem gravura deste artista.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...