quarta-feira, 23 de agosto de 2006

EFEMÉRIDERodolfo Valentino, actor italiano, de seu verdadeiro nome Rodolfo Alfonso Raffaello Piero Filiberto Guglielmi di Valentina d'Antoguolla, morreu em Nova Iorque no dia 23 de Agosto de 1926. Nascera em 6 de Maio de 1895 em Castellaneta (Apúlia, Itália), no mesmo ano em que foi inventado o cinema.
Se bem que possuindo uma imaginação fora do comum, foi um mau aluno, pouco interessado pelas rotinas escolares e desafiando mesmo os professores.
Com quinze anos, tentou inscrever-se numa academia militar, mas foi recusado porque o seu volume pulmonar era demasiado pequeno. Acabou por se diplomar em Ciências de Agronomia mas, quando de longos períodos passados em França, tornou-se dançarino.
No Natal de 1913, partiu para os Estados Unidos. Em pouco tempo esgotou as suas economias, conhecendo a pobreza e sobrevivendo graças a pequenos trabalhos, como paquete e jardineiro. Conseguiu finalmente um lugar de dançarino, ganhando renome sobretudo pela sua interpretação do tango argentino.
Tentado pelo cinema, começou a fazer pequenas interpretações em filmes secundários. Viria a ser o actor principal de «Os quatro cavaleiros do Apocalipse», que foi um grande êxito. Rodolfo Valentino tornava-se assim na primeira estrela latina do cinema americano. Seguiram-se vários filmes triunfais. Foi considerado o principal autor do momento e o impacto sedutor sobre o público era colossal. O seu magnetismo e erotismo fascinavam as mulheres e atiçavam o ciúme dos homens.
Nos anos 20, deslocou-se à Europa e teve um acolhimento inesquecível na sua terra natal.
Rodolfo Valentino aparecia cada vez mais maquilhado nos filmes e foi acusado de feminizar a imagem do homem americano. Chegou a desafiar para um combate de boxe o crítico de um jornal de Chicago...
Rodolfo morreu em 1926, com 31 anos de idade, vítima de septicemia, no seguimento de operação cirúrgica a uma úlcera gástrica aguda. Caiu fulminado num passeio de Manhattan.
Cerca de 100 000 pessoas acompanharam o seu funeral. Diz-se que várias mulheres desesperadas se suicidaram ao saber da sua morte. No estúdio onde habitara, continuou a ser recebido, ao longo dos anos 30, muito correio a ele destinado e enviado pelos seus fãs.
.

.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...