sexta-feira, 25 de agosto de 2006

EFEMÉRIDE - Truman Streckfus Persons, escritor norte-americano, conhecido como Truman Capote, morreu em Los Angeles no dia 25 de Agosto de 1984. Nascera em Nova Orleães em 30 de Setembro de 1924.
Aos 17 anos, abandonou os estudos e foi leitor de guiões, empregado de escritório do New Yorker Magazine, onde publicou também os seus primeiros textos, e bailarino num barco fluvial.
Em 1933 partiu para Nova Iorque, onde foi viver com a sua mãe e padrasto. Será aliás em homenagem a este último, Joseph Capote, que ele adopta, em 1935, o nome literário de Truman Capote.
Após o grande êxito do seu primeiro romance (Other Voices, Other Rooms, 1948) dedicou-se totalmente à literatura.
Em 1958, obtém outro êxito, mas o seu grande sucesso foi A Sangue Frio (1966), obra com que iniciou um género por ele denominado romance-documento ou romance de não-ficção). Nele reconstrói minuciosamente um facto real (um crime feroz), a personalidade das vítimas e dos jovens assassinos. O livro é um penetrante estudo dos Estados Unidos do momento, com os seus contrastes, a tentação do delito, etc. Posteriormente publica Music for Chameleons. Escreve também guiões para filmes e um musical para a Broadway.
Teve como amigos Tennessee Williams, Norman Mailer e Lee Radzivill, a irmã de Jacqueline Kennedy.
Homossexual, alcoólico e toxicómano, Truman Capote deixou uma obra considerada importante na segunda metade do século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...