segunda-feira, 25 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Belarmino Maria Austregésilo Augusto de Athayde, professor, jornalista, cronista, ensaísta e orador brasileiro, nasceu em Caruaru, Pernambuco, no dia 25 de Setembro de 1898. Morreu no Rio de Janeiro, quando estava a doze dias de completar 95 anos (13 de Setembro de 1993).
Formou-se em Direito e trabalhou sobretudo como jornalista. Em 1948, fez parte da delegação brasileira na III Assembleia-Geral das Nações Unidas, realizada em Paris, e integrou a Comissão Redactora da Declaração Universal dos Direitos do Homem, em cujos debates desempenhou papel decisivo
Foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras em 1951, tornando-se presidente da Instituição, de 1959 até ao final da vida.
Foi colaborador dos jornais A Tribuna, O Jornal e O Correio da Manhã, tendo sido director dos dois primeiros. Foi também tradutor na agência de notícias Associated Press.
A sua declarada oposição à revolução (1930) e o apoio ao movimento constitucionalista de São Paulo (1932) levou-o à prisão e ao exílio na Europa e depois na Argentina. Permaneceu muitos meses em Portugal, Espanha, França e Inglaterra e, depois, foi para Buenos Aires, onde residiu dois anos (1933-1934).
De volta ao Brasil, entrou para os Diários Associados como articulista, foi director do Diário da Noite e redactor-chefe de O Jornal, do qual foi o principal editorialista. Também escreveu semanalmente na revista O Cruzeiro e, pela sua destacada actividade jornalística, recebeu em 1952, na Universidade de Columbia, EUA, o Prémio Maria Moors Cabot.
Deixou uma obra literária pequena e, no entanto, é quase impossível que haja, na história da literatura e mesmo do jornalismo do Brasil, alguém que tenha escrito mais do que ele. Gabava-se de ser o mais antigo editorialista e articulista em actividade em todo o mundo. "Não me interesso em publicar livros", disse ele, em entrevista. "Como jornalista, eu fiz literatura. Sou jornalista e quero ser jornalista, intérprete do meu tempo e profeta do futuro de meu País."

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...