sexta-feira, 1 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Blaise Cendrars, de seu nome verdadeiro Frédéric Louis Sauser, romancista e poeta suíço de expressão francesa, nasceu em La Chaux-de-Fonds, na Suiça, em 1 de Setembro de 1887. Naturalizado francês em 1916, morreu em 1961, no dia 21 de Janeiro.
Conta-se que aos 16 anos terá fugido de casa, depois de o pai o ter fechado num quarto na sequência de um castigo motivado por vários escândalos. Em 1906, vamos encontrá-lo na Rússia, onde leva uma vida miserável. Depois, na China, tendo utilizado para esta deslocação o célebre Transiberiano, viajando clandestinamente, sem bilhete. Três anos depois partiu para Berna, onde frequentou um curso universitário. Em 1911, foi para Nova Iorque. Em Julho de 1912, instalou-se em Paris onde publicou Les Pâques à New York.
Em 1915, perdeu a mão direita na guerra, ao serviço da Legião Estrangeira e, dois anos depois, amputaram-lhe o braço.
Depois, foi para Bruxelas e Londres. Na Capital londrina, chegou a partilhar um modesto quarto com Charlie Chaplin, na época ainda um desconhecido e, como ele, com as algibeiras vazias…
A vida de Blaise Cendrars foi uma constante aventura, com viagens pelas sete partidas do mundo e outras tantas ocupações para ganhar a vida, desde a venda de caixões até saca-rolhas, passando por canivetes.
Condecorado com a Legião de Honra francesa em 1958.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...