quinta-feira, 7 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Camilo Pessanha, poeta português, nasceu em 7 de Setembro de 1867 na cidade de Coimbra, tendo tirado o curso de Direito nesta cidade.
Em 1894, transferiu-se para Macau onde, durante três anos, foi professor secundário de Filosofia. Deixou de leccionar em 1900, quando foi nomeado conservador do registro predial e depois juiz de comarca.
Levou uma vida de solitário excêntrico. Doente dos nervos, voltou a Portugal algumas vezes em busca de cura mas, desiludido, voltou definitivamente para Macau em 1915.
Os seus poemas, escritos em folhas soltas e oferecidos a pessoas amigas, dispersaram-se ou chegaram mesmo a perder-se, sem que o autor se desse ao cuidado de guardar cópias, sendo no entanto capaz de reproduzi-los de memória quando desejasse. Assim, graças a um amigo, a quem ditara as suas produções, foi impresso o volume Clepsidra (1920), com alguns poemas já publicados em revistas mas na maioria ainda inéditos.
Influenciado por Cesário Verde, tornou-se o mais puro dos simbolistas portugueses. Os seus poemas influenciaram muito a geração de Orpheu, desde Mário de Sá-Carneiro até Fernando Pessoa.
O contacto com a cultura chinesa levou-o a escrever vários estudos e a fazer traduções de alguns poetas chineses. Camilo Pessanha morreu em Macau, no dia 1 de Março de 1926, vítima do ópio.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...