sábado, 2 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Christiaan Neethling Barnard, médico cirurgião sul-africano que se tornou célebre por ter efectuado o primeiro transplante de coração da história, morreu em Paphos, Chipre, no dia 2 de Setembro de 2001. Nascera em Beaufort West, na África do Sul, em 8 de Novembro de 1922.
A morte de um dos seus irmãos, causada por doença cardíaca, afectou obviamente toda a família Barnard e influenciou a escolha da carreira do jovem Christian.
Estudou na Faculdade de Medicina da Cidade do Cabo na década de 40, fez o mestrado em 1953 e, em 1956, foi para os Estados Unidos da América estudar cirurgia, tendo sido assistente de Walt Lilliehei, um dos melhores cardiologistas da América.
Na década de 60, realizou várias experiências com cães e, em 3 de Dezembro de 1967, realizou a primeira operação de transplante do coração, que teve a duração de nove horas e meia e contou com a colaboração de uma equipa de trinta pessoas. O paciente, Louis Washkansky, com 55 anos, morreu passados dezoito dias. No segundo transplante, o doente, Philip Blaiberg, viveu 594 dias após a operação. Em 1969, operou Dorothy Fisher que sobreviveria 24 anos. Barnard ainda fez outros transplantes mas, sofrendo de poliartrite reumatóide, foi obrigado a interromper precocemente a sua carreira.
Morreu, quando estava de férias em Chipre, vítima de uma crise de asma atípica. Tinha sido casado três vezes, sempre com mulheres bastante mais jovens, e deixou cinco filhos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...