sábado, 30 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - James Byron Dean, actor americano, morreu em Salinas na Califórnia em 30 de Setembro de 1955, vítima de um acidente de automóvel.
Nascera em Marion, Indiana, no dia 8 de Fevereiro de 1931, tendo morrido portanto com 24 anos, o que não o impediu de ser considerado uma lenda e a personificação da rebeldia e das angústias próprias da juventude dos anos cinquenta.
Começou a sua carreira actuando num bar, fazendo depois séries de televisão e igualmente Teatro, o que o propulsionou para o Cinema.
Fora do ambiente cinematográfico, era conhecido por uma vida social muito agitada e por um enorme fascínio por carros velozes.
Já postumamente (a primeira vez que isto aconteceu), foi nomeado duas vezes para os Óscares.
Entre os filmes que fez, destacam-se A Leste do Paraíso, Fúria de Viver, e O Gigante. Para «A Leste do Paraíso», o realizador Elia Kazan procurava um intérprete para o papel de Cal Trask. Depois de várias sessões de casting, sobraram dois candidatos, ele e Paul Newman, ainda um desconhecido na época. James Dean foi o escolhido e foi assim que deixou Nova Iorque com destino a Los Angeles.
Durante as filmagens de «Fúria de Viver» apaixonou-se pelo automobilismo, comprou um Porsche e, depois, ganhou algumas corridas.
Em «O Gigante», contracenava com Elizabeth Taylor e Rock Hudson, mas a maioria das críticas da época consideravam-no a verdadeira estrela do filme, embora não tendo o papel principal. Duas semanas antes de acabar este filme deu-se o acidente e, por isso, a voz que se ouve nele já não é a de James Dean.
Contrariamente ao que a maioria das pessoas julga, Dean não seguia em excesso de velocidade. Seguia a 88 km/h e foi a outra viatura, que não tinha prioridade e vinha em louca correria conduzida por um jovem estudante, que foi a culpada do acidente.
Uma das suas frases foi premonitória: «A única grandeza para um homem é a imortalidade. É preciso viver depressa, morrer jovem e tornar-se num belo cadáver».

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...