sexta-feira, 22 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, mais conhecido por Gonzaguinha, cantor e compositor brasileiro, nasceu no Rio de Janeiro em 22 de Setembro de 1945. Morreu, ainda novo, em Minas Gerais, no dia 29 de Abril de 1991, vítima de um acidente de automóvel.
A sua infância foi passada no morro de São Carlos, no bairro do Estácio, onde conviveu com a miséria, a falta de infra-estruturas e todas as dificuldades que existem numa favela.
Gonzaguinha iniciou a sua carreira artística em 1968, no Movimento Artístico Universitário, MAU, um movimento de esquerda, o que gerou um mau relacionamento com o seu pai adoptivo, Luiz Gonzaga - o Rei do Baião, que tinha simpatia pelos militares.
Participou em vários festivais e as suas letras, sempre com forte pendor social, tinham enorme êxito. Em 1973, apresentou-se no programa de Flávio Cavalcante e causou grande espanto pelo teor das suas canções, que eram agressivas e irónicas. Recebeu uma advertência da censura.
Elis Regina, Simone e Maria Bethânia cantaram composições suas. Com o passar do tempo, percebeu que as suas letras não alcançavam todo o público e começou a escrever coisas mais leves. De certa forma, a situação tinha mudado e o discurso adaptou-se às circunstâncias.
Conheceu grandes sucessos sobretudo na voz de Maria Bethânia, a sua maior intérprete, sendo inúmeras as canções por ela gravadas, principalmente nos anos 70 e 80. Entre elas Grito de Alerta, O que é o que é, Começaria tudo outra vez e Explode Coração.
Gonzaguinha lançou dezenas de discos, numa carreira de mais de vinte anos, precoce e tragicamente interrompida.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...