sexta-feira, 15 de setembro de 2006

EFEMÉRIDEManuel Maria Barbosa du Bocage, considerado um dos melhores poetas portugueses e, depois de Camões, o mais popular e celebrado de todos, nasceu em Setúbal no dia 15 de Setembro de 1765. Faleceu com 40 anos, em Lisboa, vítima de aneurisma, no dia 21 de Dezembro de 1805.
Os seus primeiros estudos foram feitos com um mestre, que o maltratava. Mais tarde, entrou na aula régia de gramática do padre espanhol D. João de Medina, onde aprendeu línguas.
No ano de 1779 começou a fazer o serviço militar como cadete no regimento n.º 7 de infantaria de Setúbal, vindo depois para Lisboa onde estudou na Academia Real de Marinha.
Em 1786, partiu para as terras que inspiraram Camões. A nau em que viajava arribou ao Rio de Janeiro, por causa de uma tempestade, e Bocage foi muito bem recebido pelo vice-rei do Brasil, Luís de Vasconcelos e Sousa, e pela melhor sociedade fluminense. Voltando a Portugal, em Abril desse ano, tornou a partir na mesma nau e chegou finalmente a Goa em 29 de Outubro. Em 1789 foi para Macau, onde teve problemas por ter sido considerado desertor. Voltou a Portugal.
Em 1790 foi convidado e aderiu à Academia das Belas Letras ou Nova Arcádia, onde adoptou o pseudónimo Elmano Sadino.
No ano de 1797, foram denunciados à polícia, como escritos pelo poeta, uns papéis «ímpios, sediciosos e satíricos» … Bocage soube-o e tentou fugir, mas foi preso, só sendo libertado no ano seguinte.
Em 1801 aceitou a proposta de um naturalista brasileiro, padre José Mariano da Conceição Veloso, para fazer traduções de vários poemas didácticos, tarefa que cumpriu com brilhantismo.
Entre 1791 e 1799, publicou os seus principais livros. Os derradeiros cinco anos da sua vida foram muito dolorosos, agitados por terrores e ansiedades, vendo-se pobre e doente.
Em 21 de Dezembro de 1872, a Câmara Municipal de Setúbal inaugurou um monumento em sua honra. O dia 15 de Setembro é feriado municipal naquela cidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...