sábado, 16 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Maria Callas, de seu verdadeiro nome Ánna María Kekilía Sofía Kalogeropoúlou, cantora lírica de ascendência grega, morreu em Paris no dia 16 de Setembro de 1977, pouco antes de completar 54 anos. Vítima de ataque cardíaco segundo a versão oficial, diz-se no entanto que se teria suicidado com tranquilizantes e que tudo foi feito rapidamente e de modo precipitado para evitar a autópsia. A seu pedido, as cinzas foram espalhadas no Mar Egeu.
Nascera em Nova Iorque em 2 de Dezembro de 1923, filha de imigrantes gregos.
Devido às dificuldades económicas de seus pais, teve que regressar à Grécia em 1937, onde estudou canto no Conservatório de Atenas.
Há diversas versões sobre a sua estreia, uns situando-a em 1937, outros em 1941. De qualquer modo o seu primeiro papel em Itália teve lugar em 1947, na Arena de Verona, com a ópera La Gioconda, de Ponchielli.
Callas começou a notabilizar-se em 1948, com a interpretação da ópera Norma, de Bellini, em Florença. Todavia, a sua carreira só viria a projectar-se à escala mundial no ano seguinte, quando a cantora surpreendeu a crítica e o público ao participar, na mesma semana, em três récitas diferentes de Wagner.
A partir dos anos 50, Callas começou a apresentar-se regularmente nas mais importantes casas de espectáculo, tais como La Scala, Convent Garden e Metropolitan. A sua voz começou a apresentar, porém, sinais de declínio no final dessa década e a cantora diminuiu consideravelmente as suas participações, limitando-se a recitais e noites de gala e acabando por abandonar os palcos em 1965.
Em 1959, tinha rompido o casamento com o industrial de tijolos G. B. Meneghini para, em seguida, manter uma apaixonada e mediática relação com o milionário grego Aristote Onassis. Em 1968, o romance acabou e Onassis casou-se com Jacqueline Kennedy.
Maria Callas dedicou-se depois ao ensino de música, tendo em 1974 voltado aos palcos para realizar uma série de concertos pela Europa, Estados Unidos e Extremo Oriente. Teve sucesso junto do público, mas o mesmo não sucedeu com a crítica. Por isso, decidiu abandonar definitivamente a carreira, indo viver na solidão do seu apartamento parisiense.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...