quarta-feira, 13 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Natália de Oliveira Correia, poetisa, romancista, dramaturga, ensaísta, jornalista e política, nasceu em 13 de Setembro de 1923 nos Açores.
Veio para Lisboa com sua mãe aos onze anos de idade. Cedo se notabilizou na Literatura e na Imprensa e, mais tarde, na Televisão.
Participou em vários movimentos de oposição à ditadura, sendo uma notável activista na defesa da cultura, dos direitos humanos e da emancipação da Mulher.
Em 1966 foi condenada a três anos de prisão, com pena suspensa, por ter organizado uma Antologia da Poesia Erótica e Satírica, o que ofendia a moral e os bons costumes - segundo os acólitos de Salazar.
Abriu em 1971 o Bar Botequim onde, durante as décadas de 1970 e 1980, se reuniu grande parte da intelectualidade portuguesa.
Foi deputada à Assembleia da República entre 1980 e 1991.
Natália Correia recebeu, em 1991, o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores pelo seu livro Sonetos Românticos. No mesmo ano foi-lhe atribuída a Ordem da Liberdade e, antes, já tinha sido consagrada com a Ordem de Santiago.
É considerada uma figura proeminente da literatura portuguesa no século XX. A sua obra foi influenciada pela sua ilha natal e seus poetas, pelo surrealismo, pela lírica galaico-portuguesa e pelo misticismo.
Faleceu em Lisboa a 16 de Março de 1993.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...