domingo, 24 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Pedro Almodóvar Caballero, cineasta espanhol, nasceu em Calzada de Calatrava no dia 24 de Setembro de 1951. Foi o primeiro espanhol a ser nomeado para o Óscar de melhor director.
Aos 8 anos, a família mudou-se para a Estremadura, onde fez os seus estudos, em duas escolas religiosas. Aos 16 anos, deixou a família para se instalar em Madrid, onde chegou sem dinheiro nem trabalho, mas com um projecto muito concreto: estudar e fazer cinema. Não pôde porém inscrever-se na Escola Oficial de Cinema, porque Franco acabara de a encerrar. Apesar da ditadura que asfixiava o país, Madrid representava, para um adolescente provinciano como ele, a cultura, a independência e a liberdade.
Antes de dirigir filmes, foi funcionário de uma companhia telefónica, desenhador, actor de teatro vanguardista e cantor de uma banda de rock. Com o primeiro dinheiro ganho, comprou uma máquina de filmar super 8 e começou a rodar os primeiros filmes. Colaborou também em diversas revistas underground e escreveu várias novelas.
À medida que fazia os seus filmes, o sucesso iacrescendo . «Mulheres à beira de um ataque de nervos» (1988) trouxe-lhe a notoriedade além-fronteiras e, com «Tudo sobre a minha mãe», ganhou dezenas de prémios e o reconhecimento unânime.
Uma das suas actrizes favoritas, Victoria Abril, graças aos filmes de Almodóvar, tornou-se conhecida em todo o Mundo.
Pedro Almodóvar faz parte de um grupo restrito de cineastas, que consegue conciliar o sucesso popular e o cinema de autor, anti-conformista e independente.
Foi o «melhor realizador» no Festival de Cannes em 1999, ganhou o Óscar do melhor filme estrangeiro em 2000 e o de Óscar do melhor cenário em 2003.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...