terça-feira, 26 de setembro de 2006

EFEMÉRIDE - Thomas Stearns Eliot, famoso poeta modernista, dramaturgo e crítico literário americano, naturalizado britânico em 1927, nasceu em Saint Louis, no Missouri, em 26 de Setembro de 1888, tendo falecido em Londres, vítima de um enfisema, no dia 4 de Janeiro de 1965. Em 1948, ganhou o Prémio Nobel de Literatura, como pioneiro da poesia moderna.
Começou a estudar em St Louis e depois passou por variadíssimos estabelecimentos de ensino em Massachusetts, Boston, Havard, onde publicou os seus primeiros poemas, Sorbonne em Paris, antes de voltar a Havard para prosseguir os estudos de filosofia.
Em 1914, obteve uma bolsa para estudar em Oxford. Visitou a Alemanha e previu passar aí um trimestre, no Verão, na Universidade de Marburgo. A Primeira Grande Guerra impediu-o porém de concretizar este objectivo e regressou a Inglaterra.
T. S. Eliot, depois da guerra, nos anos «20», passou muito tempo com outros grandes artistas em Montparnasse, Paris. A poesia francesa exerceu grande influência na sua obra, sobretudo a de Charles Baudelaire, cujas imagens da vida em Paris serviram de modelo para a imagem de Londres descrita por Eliot.
Foi escolhido para fazer parte do comité de tradução da Bíblia para inglês moderno.
Recebeu a Ordem do Mérito inglesa em 1948, o oficialato da Legião de Honra em 1951, O Prémio Goethe também em 1951 e a Medalha Dante em 1959.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...