quarta-feira, 4 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Alfredo Cristiano Keil, músico, pintor, escritor, poeta, fotógrafo, arqueólogo, coleccionador de obras de arte e autor do hino nacional português, morreu em Hamburgo no dia 4 de Outubro de 1907. Nascera em Lisboa, em 3 de Julho de 1850.
Era filho de pais alemães radicados em Portugal e estudou música e desenho em Nuremberga. Escreveu a sua primeira peça musical, dedicada a sua mãe, aos 12 anos de idade.
Em 1870, devido à guerra Franco-Prussiana, regressou a Portugal e, em 1890, o ultimato inglês a Portugal para que as tropas portuguesas abandonassem as suas posições em África, proporcionou-lhe a inspiração para compor o canto patriótico "A Portuguesa", com versos de Henrique Lopes de Mendonça. A canção tornou-se popular em todo o país e seria mais tarde considerada Hino Nacional de Portugal. Foi também autor de inúmeras óperas que obtiveram muito êxito tanto em Portugal como no estrangeiro.
Na pintura, Alfredo Keil foi um artista de características românticas, mostrando predilecção por paisagens melancólicas e recantos solitários. Deixou mais de 2000 obras, entre telas e desenhos.
Como coleccionador de arte, adquiriu telas de pintores de renome e cerca de 500 instrumentos musicais antigos, que se encontram actualmente no Museu da Música em Lisboa.
Foi autor igualmente de várias : contos, romances e estudos.
Foi galardoado com vários prémios, de entre os quais o mais importante foi a medalha de ouro recebida em 1879 na Exposição Artística do Rio de Janeiro.


Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...