domingo, 1 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Domenikos Theotokópoulos, pintor e escultor grego, conhecido por El Greco, nasceu em Heraklion, ilha de Creta, na Grécia, em 1 de Outubro de 1541. Morreu em Toledo, Espanha, onde desenvolveu a maior parte da sua carreira, no dia 7 de Abril de 1614.
Trabalhou em Veneza, a cuja República pertencia então a ilha de Creta, no atelier do famoso Ticiano e conheceu aí Tintoretto que o influenciou na composição de figuras e na utilização dos espaços. Uma das suas maiores obras de então, A cura do cego, sofreu claramente a influência de Ticiano.
Em 1570 viajou para Roma, onde contactou com vários pintores, entre eles Miguel Ângelo, facto que marcaria profundamente a sua carreira. Na Itália, passou a ser conhecido como Il Greco (o Grego), nome por que passou à posteridade. Entre as principais obras do seu período romano, conta-se A Piedade, com influência significativa de Miguel Ângelo.
El Greco estabeleceu-se em Toledo, em 1577, onde permaneceu até à sua morte, realizando então as obras mais maduras.
Depois do seu desaparecimento, as suas obras caíram no esquecimento e, somente no princípio do século XX, outros artistas e a crítica se começaram a interessar verdadeiramente pela sua expressão muito pessoal. Seria então a sua vez de inspirar outros pintores, como Pablo Picasso e Jackson Pollock.
Hoje, muitos dos quadros de El Greco encontram-se expostos no famoso Museu do Prado, em Madrid.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...