terça-feira, 17 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Frédéric Chopin, um dos maiores compositores para piano e o mais conhecido compositor polaco, morreu em Paris no dia 17 de Outubro de 1849, vítima de tuberculose, doença que o afligia desde a infância . Nascera em Zelazowa Wola, na Polónia, em 1 de Março de 1810, tendo falecido portanto extremamente novo.
Começou a ter aulas de piano aos seis anos e aos sete compôs a sua primeira Polonaise. O primeiro concerto público teve lugar no ano de 1818.
Mais tarde, 1826-29, estudou música no Conservatório de Varsóvia. Durante este período, tornou-se activo participante na vida musical de Varsóvia. A sua obra é quase toda influenciada pelo folclore polaco. Várias obras têm os nomes de danças populares, como é o caso das mazurcas e das polonaises. Nutras obras, encontram-se temas de cantigas populares do povo da Polónia. Este facto não era compatível com o ambiente político na Polónia de então, que estava sob o jugo do czar russo. Deixou a Polónia no dia 2 de Novembro de 1830 e seguiu para Paris com vinte e um anos de idade, nunca mais regressando ao país natal.
Chopin dedicou quase toda a sua obra ao piano, com poucas excepções, sendo considerado por muitos pianistas como o maior compositor de piano da história da música.
Viveu durante nove anos com a escritora e feminista francesa George Sand, de quem se separou dois anos antes de morrer. Está sepultado no célebre cemitério Père Lachaise em Paris. O seu coração está dentro de um dos pilares da igreja de Santa Cruz em Varsóvia.
Entre os monumentos erguidos no mundo em sua honra, há uma estátua sua, com 2 m 50 de altura, em frente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...