segunda-feira, 16 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Günter Grass, intelectual e escritor alemão, nasceu em Dantzig, hoje Gdansk, na Polónia, em 16 de Outubro de 1927. Alterna a sua actividade literária com a escultura, participando também activamente na vida pública do seu país. Ganhou o Prémio Nobel de Literatura em 1999. É reconhecido igualmente como um dos principais representantes do Teatro do Absurdo na Alemanha.
Tem uma obra que contesta, desde o início, as ideias nazis que, no entanto, o terão atraído na juventude. Foi feito prisioneiro pelos americanos no fim da guerra. Libertado em 1946, estudou depois artes plásticas.
Bastante jovem, já escrevia poemas, mas só depois de se mudar para Paris, em 1956, passou a dedicar-se mais à literatura e publicou o seu primeiro êxito como escritor, o romance de crítica social O tambor. Seguiram-se outros romances, poesias e peças de teatro.
De 1983 até 1986 presidiu à Academia das Artes de Berlim.
Só em Agosto deste ano, Günter Grass revelou a sua adesão às Waffen-SS em Outubro de 1944. Antes, tinha sempre dito que tinha servido unicamente na defesa anti aérea alemã. Ele explicou que aquela adesão tinha sido apenas uma forma de fugir do mau ambiente familiar e que não sabia, na época, o que representavam as Waffen SS. Esta divulgação tardia, feita alguns dias antes do lançamento do seu último livro, suscitou mal-estar e incompreensão na Europa. Esteve na origem, aliás, de uma controvérsia entre intelectuais europeus, uns considerando que esta confissão lhe tirava toda a sua autoridade moral, outros pelo contrário pensando que esta sinceridade, mesmo muito tardia, não fazia mais do que reforçar a sua legitimidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...