segunda-feira, 9 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata brasileiro, morreu no Rio de Janeiro em 9 de Outubro de 1999, tendo nascido no Recife em 9 de Janeiro de 1920. Era primo do poeta Manuel Bandeira e do sociólogo Gilberto Freyre.
Estudou no Colégio Marista no Recife e foi campeão juvenil de futebol em 1935. Teve o seu primeiro emprego em 1937 e, no ano seguinte, com dezoito anos, já frequentava uma tertúlia literária.
Em 1940, mudou-se para o Rio, onde iria conhecer Murilo Mendes e Carlos Drummond de Andrade. No ano seguinte, participou no Congresso de Poesia do Recife e, em 1942, publicou o seu primeiro livro Pedra do Sono.
Fez concurso para a carreira diplomática, para a qual foi nomeado. Foi depois colocado em Barcelona, onde se tornou amigo do pintor Juan Miró. Em 1952, quando estava em Londres, foi chamado ao Brasil acusado de subversão. Continuou a escrever, mas foi colocado na disponibilidade sem salário. Para sobreviver, enquanto durava o inquérito policial, trabalhou no jornal A Vanguarda. O inquérito foi finalmente arquivado e tempos mais tarde foi colocado no Departamento Cultural do Itamaraty, retomando depois a sua carreira diplomática e política, na Europa, América Latina e África. Esteve em Portugal, como cônsul-geral no Porto.
Conhecida pelo rigor estético dos seus versos, a obra poética de João Cabral foi laureada com vários prémios notáveis: Prémio Camões (o mais importante da literatura em língua portuguesa) em 1990, o Neustadt International Prize for Literature em 1992 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana em 1994. Recebeu muitos outros prémios e também inúmeras honrarias e condecorações.
Segundo um estudo feito à sua obra, há palavras que são muito recorrentes nos seus poemas, tais como: cana, pedra, osso, esqueleto, dente, gume, navalha, faca, foice, lâmina, cortar, esfolado, baía, relógio, seco, mineral, deserto, asséptico, vazio e fome.
É autor de Morte e Vida Severina, poema musicado por Chico Buarque e encenado no Brasil, em Portugal, na França e na Bélgica, sempre com muito êxito. João Cabral foi membro da Academia Brasileira de Letras.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...