terça-feira, 3 de outubro de 2006

EFEMÉRIDELouis Aragon, poeta, ensaísta e romancista francês, nasceu em Paris no dia 3 de Outubro de 1897. Morreu, na mesma cidade na véspera do Natal de 1982. Depois de ter participado no «Dadaismo», foi um dos criadores do Movimento Surrealista, juntamente com André Breton e Philippe Soupault. Com outros membros do grupo surrealista, filiou-se no Partido Comunista Francês ao qual se manteve fiel até ao fim da vida, tendo sido jornalista no seu órgão oficial L’Humanité. Isso não o impedia de criticar certos aspectos da vida política na URSS.
Parte da sua poesia é largamente inspirada, principalmente a partir dos anos quarenta, pelo amor que tinha a sua esposa, Elsa Triolet, igualmente poeta e cunhada do poeta russo Maïakovski.
Louis Aragon foi um fervoroso apoiante da resistência ao nazismo, juntamente com Robert Desnos, Paul Éluard, Jean Prévost, Jean-Pierre Rosnay e outros intelectuais, durante a Segunda Guerra Mundial.
Foi laureado com o Prémio Lenine para a Paz em 1956. Depois da morte de Elsa Triolet, prosseguiu as suas actividades políticas e recebeu uma condecoração das mãos do presidente François Miterrand.
Foi também director do semanário literário Les Lettres françaises.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...