quarta-feira, 25 de outubro de 2006

EFEMÉRIDE - Pablo Diego Jose Francisco de Paula Juan Nepomuceno Crispin Crispiniano de la Santisima Trinidad Ruiz Blasco Picasso y Lopez, ou simplesmente Picasso, um dos mestres da Arte no século XX, nasceu em Málaga, Espanha, em 25 de Outubro de 1881. Morreu em Mougins, França, em 8 de Abril de 1973.
Os desenhos de infância de Picasso representavam cenas de touradas. A sua primeira obra, ainda guardada hoje, era um óleo sobre madeira, pintado com a idade de oito anos e chamado O Toureiro.
Aos 15 anos, então a viver em Barcelona, Picasso já tinha o seu próprio atelier. Em 1900, viajou pela primeira vez para Paris, onde morou com Max Jacob (jornalista e poeta), que o ajudou com a língua francesa. Foi um período de extrema pobreza, frio e desespero. Muitos de seus desenhos tiveram que ser utilizados como material combustível para aquecimento do quarto.
Na fase azul (1901 a 1905), Picasso pintou a pobreza, a cegueira, a alienação e o desespero.
Quando se apaixonou por Fernande Olivier, as suas pinturas mudaram de azul para rosa, inaugurando a fase rosa (1905-1906). Nesta fase, abundam os tons rosa e vermelho, com a presença de acrobatas, dançarinos, arlequins e artistas de circo.
No verão de 1906, durante uma estada em Andorra, a sua obra entrou numa nova fase marcada pela influência das artes grega, ibérica e africana. Era o protocubismo, o antecedente do cubismo.
Depois da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), dedicou-se também à escultura, gravação e cerâmica.
Em 1968, aos 87 anos, produziu em sete meses uma série de 347 gravuras recuperando os temas da juventude: o circo, as touradas, o teatro e as situações eróticas. Anos mais tarde, uma operação da próstata e da vesícula, além da visão deficiente, pôs fim às suas actividades.
Um dos quadros mais conhecidos de Picasso é Guernica, em exposição no Museu Nacional Centro de Arte Rainha Sofia, em Madrid. Retrata, de maneira muito peculiar, a cidade basca de Guernica, após bombardeamento pelos aviões nazis. Durante a Segunda Guerra Mundial, Picasso tinha continuado a viver em Paris. Tendo fama de simpatizante comunista, era alvo de controlos frequentes pelos alemães. Durante uma revista do seu apartamento parisiense, um oficial nazi observou uma fotografia do mural Guernica e, apontando para a imagem, perguntou-lhe: - Foi você que fez isto? Picasso respondeu, após um segundo de reflexão:
- Não, foram vocês!!...

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...