terça-feira, 7 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Cecília Benevides de Carvalho Meireles, poetisa brasileira, nasceu na Tijuca, Rio de Janeiro, em 7 de Novembro de 1901. Morreu na mesma cidade em 9 de Novembro de 1964.
Ficou órfã de pai aos três meses e de mãe aos três anos. Por isso dizia: “A minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, mas foram sempre positivas para mim: o silêncio e a solidão”.
Cecília foi, a partir dos 3 anos, criada pela sua avó portuguesa, Jacinta Garcia Benevides. Aos nove anos de idade já escrevia poesia. Aos dezoito anos publicou o seu primeiro livro “Espectro”.
Em 1922, casou-se com o pintor português Fernando Correia. Este, que sofria de depressão aguda, suicidou-se em 1936. Cecília voltou a casar-se quatro anos mais tarde.
Cecília Meireles foi também professora, jornalista e escreveu poesia especialmente para crianças. Trabalhou igualmente na Rádio.
Em 1939, publicou Viagem, livro com o qual ganhou o Prémio de Poesia Olavo Bilac da Academia Brasileira de Letras.
Leccionou “Literatura e Cultura Brasileira” em Portugal e nos Estados Unidos. Em 1942, tornou-se sócia honorária do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro. Publicou também vários livros em Portugal.
Em 1952, tornou-se Oficial da Ordem de Mérito do Chile. Realizou numerosas viagens aos Estados Unidos, à Europa, à Ásia e à África, fazendo conferências, em diferentes países, sobre Literatura, Educação e Folclore, em cujos estudos se tinha especializado.
Publicou regularmente até à sua morte, ocorrida dois dias depois de ter completado 63 anos. Em 1965, foi agraciada pela Academia Brasileira de Letras, a título póstumo, com o Prémio Machado de Assis, pelo conjunto da sua obra.
Há uma rua com o seu nome em São Domingos de Benfica na cidade de Lisboa.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...