quinta-feira, 9 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Dinah Silveira de Queiroz, escritora brasileira, nasceu em São Paulo no dia 9 de Novembro de 1911. Morreu no Rio de Janeiro em 27 de Novembro de 1982.
Dinah Queiroz estudou no Colégio Les Oiseaux, em São Paulo, tendo começado muito cedo a escrever, transformando-se numa apreciada romancista, contista e cronista. Casou-se aos 19 anos com Narcélio de Queiroz, que muito a influenciou nas suas leituras e a levaria a seguir a carreira de escritora. Enviuvou 31 anos depois, tendo voltado a casar-se, com o diplomata Dário Moreira de Castro Alves. Morou em Portugal, nos seus últimos anos, acompanhando-o no posto de embaixador.
O seu primeiro livro foi Pecado, mas o grande sucesso chegou em 1939 com a publicação do romance Floradas na Serra com o qual ganhou um prémio da Academia Paulista de Letras.
Em 1954, quando da comemoração do IV Centenário da Fundação da cidade de São Paulo publicou, com grande sucesso, A Muralha - uma saga que conta a história dos bandeirantes e da fundação da cidade. Nesse mesmo ano recebeu novo prémio da Academia Paulista de Letras pelo conjunto da sua obra. Em 1962 foi nomeada Adido Cultural da Embaixada do Brasil em Madrid.
O seu último romance, escrito em Lisboa, Guida, Caríssima Guida, foi publicado em 1981, tempos depois de ter sido eleita para ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Presidiu igualmente à Associação Nacional de Escritores.
Publicou vários romances, novelas, contos, peças de teatro, ficção científica, biografias, crónicas, livros para crianças e colaborou em muitos jornais e rádios. Várias das suas obras foram adaptadas ao cinema e à televisão.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...