quarta-feira, 8 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Edmond Halley, cientista, astrónomo, engenheiro e matemático britânico, nasceu em Haggerston, perto de Londres, em 8 de Novembro de 1656. Morreu em Greenwich, no dia 14 de Janeiro de 1742.
Halley foi quem primeiro descobriu um cometa periódico, que por isso se passou a chamar cometa de Halley. Aplicou o método de Newton para calcular órbitas de cometas em 24 astros deste tipo e descobriu que os que foram observados em 1531, 1607 e 1682 tinham órbitas muito similares. Concluiu então que era o mesmo objecto que voltava às regiões interiores do sistema solar a cada 76 anos, aproximadamente. Esta teoria foi confirmada, em 1758, após a sua morte. Próxima passagem prevista para 2062!
Halley publicou os resultados destas suas observações em 1705, na obra Uma Sinopse da Astronomia dos Planetas. Os estudos sobre os cometas, porém, ocupavam apenas uma pequena parte da sua vida científica. Além de ser astrónomo e professor da Cátedra, Halley produziu em 1678 um mapa do céu austral.
Foram muitas as suas descobertas, tais como: o modo de ser calculada a distância entre a Terra e o Sol (1716), o movimento próprio das estrelas (1718), a relação entre a pressão barométrica e a altura acima do nível do mar, fez o mapa do campo magnético superficial da Terra, predisse de forma precisa as trajectórias dos eclipses solares e apresentou pela primeira vez uma justificação racional para a existência da aurora boreal, a Teoria da Terra Oca.
Halley dedicou ainda grande parte de seu tempo a assuntos relativos à economia, engenharia naval e diplomacia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...