segunda-feira, 27 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Fernando Lopes-Graça, compositor e musicólogo português do século XX, morreu na Parede (Cascais) em 27 de Novembro de 1994. Nascera em Tomar no dia 17 de Dezembro de 1906.
Começou a estudar piano muito novo e, aos 14 anos, já trabalhava como pianista no Cine-Teatro de Tomar. Em 1924, iniciou os seus estudos no Conservatório Nacional. Em 1928, frequentou igualmente o curso de Ciências Históricas e Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa, que viria a abandonar em 1931, em protesto contra a repressão a uma greve académica. Entretanto, fundara em Tomar o semanário republicano “A Acção”.
Em 1931, concluiu o Curso Superior de Composição do Conservatório com a mais alta classificação, concorrendo de seguida para professor, o que lhe viria a ser negado devido à sua oposição ao regime político, sendo inclusivamente preso e desterrado para Alpiarça.
Leccionou na Academia de Música de Coimbra e colaborou na Revista “Presença”, um dos pilares da poesia portuguesa de então.
Em 1937, ganhou uma bolsa de estudo para Paris, a qual acabaria por lhe ser recusada por motivos políticos. Não obstante, decide partir para França por conta própria, aproveitando para ampliar os seus conhecimentos musicais. Volta a Portugal em 1939. A sua intensa actividade não se limitou à composição: Lopes Graça notabilizou-se ainda como conferencista, publicista, divulgador e opositor ao regime. Criou em 1951 a revista "Gazeta Musical".
A queda do fascismo em 1974, traduziu-se no reconhecimento oficial da importância de Lopes-Graça para a cultura portuguesa, através de diversas homenagens e encomendas estatais. Os anos transcorridos, desde então até à sua morte, foram muito férteis. Salienta-se o impressionante Requiem para as vítimas do fascismo em Portugal (1979) e as Sete predicações de “Os Lusíadas (1980). Das suas últimas produções para voz e piano, destacam-se os Dez Novos Sonetos de Camões, Aquela nuvem e outras (sobre poemas infantis de Eugénio de Andrade) e canções sobre textos de Fernando Pessoa e José Saramago.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...