sexta-feira, 3 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE Henri-Émile-Benoît Matisse, pintor, desenhista e escultor francês, morreu em Nice no dia 3 de Novembro de 1954. Nascera em Cateau-Cambrésis em 31 de Dezembro de 1869.
Matisse, após um início de carreira como escriturário, descobriu a pintura, aos 20 anos, durante a convalescença de uma doença, durante a qual lhe foi oferecida pela mãe uma caixa de tintas. Inscreveu-se depois num curso de desenho. A partir de 1890, abandonou o Direito para se dedicar à sua vocação artística e, em 1891, estabeleceu-se em Paris, onde foi admitido na Escola de Belas Artes.
No Salão do Outono de 1905, Matisse provocou quase um “escândalo”, com telas pintadas em cores puras e violentas. Um crítico chamou-lhes «fauves» (ruivas), termo que foi adoptado por ele e seus companheiros, como um desafio. Daí a expressão fauvismo. Só a partir deste período, o seu trabalho passou a ser reconhecido. Viajou então por vários locais à procura de inspiração: Argélia, Itália, Alemanha, Marrocos e Tunísia. Visitou também os Estados Unidos e Papeete, que iria marcar mais tarde a sua obra.
Entre 1908 e 1912 expôs as suas obras em Moscovo, Berlim, Munique e Londres. No ano seguinte foram expostas de novo em Berlim e em Nova Iorque.
Depois de um Inverno passado em Nice, decidiu, em 1917, fixar-se na Côte d’Azur que ele considerava um paraíso.
Igor Stravinsky e Serge Diaghilev pediram-lhe para desenhar vestimentas e decorações para um espectáculo coreográfico dos Bailados Russos em Londres (1919).
Em 1925 foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra.
Trabalhou na ilustração de Ulisses de James Joyce e novamente num espectáculo dos Bailados Russos em Monte Carlo (1934-38)
Atingido por um cancro em 1941, foi hospitalizado e os médicos deram-lhe seis meses de vida. A enfermeira que o tratava tornou-se seu modelo, pois ele nem assim abandonou a pintura. Nem a pintura, nem a vida…
Depois da libertação (1945), foi organizada uma grande retrospectiva da sua obra, tendo começado a decoração da Capela do Rosário de Vence. Em 1951, foi inaugurado o Museu Matisse na sua terra natal. Morreria três anos mais tarde.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...