domingo, 5 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, morreu em 5 de Novembro de 1983. Nascera em Volta Grande no dia 30 de Abril de 1897. Os seus filmes (1925/1957) incidiram sempre sobre temas brasileiros.
Em 1923, começou a interessar-se pela fotografia e adquiriu uma máquina fotográfica Kodak. Dois anos mais tarde, juntamente com o seu amigo Cornello, comprou uma câmara cinematográfica de 9,5 mm, marca Pathé, com a qual filmou uma curta-metragem cómica, com apenas 5 minutos de duração. Compraram mais tarde uma câmara de 35 mm e centenas de metros de filme. Em 1926, realizou Na Primavera da Vida e em seguida Tesouro Perdido, que foi premiado como o melhor filme brasileiro de 1927.
O seu trabalho seguinte, Brasa Adormecida, é uma bem sucedida mistura de aventura e romance, com excelente aproveitamento dos cenários naturais, em que não faltava uma excitante (para os padrões da época) cena erótica.
Seguidamente, Sangue Mineiro percorreu todo o país com sucesso da crítica e do público.
O estúdio Cinédia, onde trabalhou no Rio de Janeiro, era então o mais importante estúdio brasileiro. Seguiram-me muitos filmes, todos com assinalável êxito.
No âmbito do Instituto Nacional do Cinema Educativo, realizou documentários sobre temas tão variados como astronomia, agricultura e música.
Afastado do cinema desde 1957, quando fez a curta-metragem "Carro de bois", passou a viver em Volta Grande. Morreu aos 86 anos, quase completamente cego e após uma forte pneumonia.
Apesar de não ter feito carreira internacional, devido às limitações da época, foi homenageado no Festival de Cannes como um dos cineastas mais importantes do século XX.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...