segunda-feira, 13 de novembro de 2006

EFEMÉRIDEInfante D. Henrique, o Navegador, príncipe português e a mais importante figura do início da era das Descobertas, morreu no Porto em 13 de Novembro de 1460, tendo nascido na mesma cidade em 4 de Março de 1394. Ficou conhecido também como o Infante de Sagres.
Em 1416, empreendeu a construção da Vila do Infante, onde hoje é Sagres, junto ao Cabo de São Vicente, no extremo sudoeste de Portugal. A vila rapidamente cresceu como pólo da mais elevada tecnologia da época, para a navegação e cartografia, com um arsenal naval, um observatório e uma escola para estudo da geografia e navegação. Jehuda Cresques, famoso cartógrafo, foi convidado para vir a Sagres e proceder à compilação do conhecimento geográfico, cargo que aceitou. Lagos, a pouca distância para Este, tornou-se então um local de construção naval.
Um dos primeiros resultados destes empreendimentos foi a descoberta das ilhas da Madeira, posteriormente colonizadas.
Em 1427, os seus navegadores descobriram as primeiras ilhas dos Açores. Também estas ilhas desabitadas, foram depois colonizadas pelos portugueses,
Até à época do Infante D. Henrique, o Cabo Bojador era para a Europa o ponto conhecido mais meridional na costa de África. Gil Eanes, que comandou uma das expedições, foi o primeiro a passá-lo, em 1434, eliminando assim os medos então vigentes quanto ao desconhecimento do que se encontraria para além deste Cabo.
Entre 1444 e 1446, cerca de quarenta embarcações saíram de Lagos. Na década de 1450 descobriu-se o arquipélago de Cabo Verde. Em 1460, a costa africana estava já explorada até ao que é hoje a Serra Leoa.
Entretanto, D. Henrique ocupou-se também de assuntos internos do Reino. Julga-se ter sido ele a patrocinar a criação, na Universidade de Coimbra, de uma cátedra de Astronomia.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...