sábado, 25 de novembro de 2006

EFEMÉRIDE - José Maria Eça de Queirós, escritor português, nasceu na Póvoa de Varzim, em 25 de Novembro de 1845. É considerado, por muitos, como o maior escritor realista português do século XIX.
Com 16 anos, foi para Coimbra estudar Direito, curso que concluiu cinco anos mais tarde. Os seus primeiros trabalhos, publicados na revista "Gazeta de Portugal", foram publicados depois da sua morte sob o título Prosas Bárbaras. Em 1869 e 1870, Eça de Queirós viajou pelo Egipto e visitou o canal do Suez que estava a ser construído, o que inspirou diversos dos seus trabalhos, como o Mistério da Estrada de Sintra (em parceria com Ramalho Ortigão) e A Relíquia.
Em Leiria, começou o seu primeiro romance realista sobre a vida portuguesa: O Crime do Padre Amaro.
Ingressou depois na carreira diplomática, sendo Cônsul em Cuba, então ainda uma colónia espanhola. Eça de Queirós foi mais tarde colocado em Newcastle e em Bristol, na Inglaterra, igualmente como Cônsul de Portugal. Foi neste país que passou os mais produtivos anos da sua vida, escrevendo A Tragédia da Rua das Flores, A Capital, Os Maias, O Primo Basílio e O Mandarim.
Em 1888, foi transferido para Paris, onde permaneceu até à sua morte, ocorrida em 16 de Agosto de 1900.
A sua última obra foi A Ilustre Casa de Ramires. Os seus livros estão traduzidos em mais de 20 línguas.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...