segunda-feira, 20 de novembro de 2006

EFEMÉRIDEZumbi, o último líder do Quilombo dos Palmares, morreu em 20 de Novembro de 1695. Nascera em Palmares, quarenta anos antes.
O Quilombo dos Palmares era, em 1600, uma comunidade auto-sustentável, num «território» onde viviam os escravos negros que fugiam das fazendas brasileiras. Ocupava uma área aproximada do tamanho de Portugal e situava-se onde são hoje os estados de Pernambuco e Alagoas.
Em 1630, começaram as invasões holandesas no nordeste brasileiro, o que desorganizou a produção açucareira e facilitou ainda mais as fugas dos escravos. Só em 1654, os portugueses conseguiram expulsar os holandeses. A população de Palmares viria a atingir cerca de trinta mil pessoas.
Zumbi nasceu livre em Palmares no ano de 1655, mas foi capturado e entregue a um missionário português, quando tinha aproximadamente seis anos. Baptizado Francisco, Zumbi recebeu os sacramentos, aprendeu português e latim, e ajudava diariamente na celebração da missa. Apesar das tentativas de torná-lo "civilizado", Zumbi escapou em 1670 e, com quinze anos, voltou ao local de origem. Tornou-se conhecido pela sua destreza e astúcia, sendo já considerado um notável estratega militar aos vinte e poucos anos.
Em 1678, o governador da Capitania de Pernambuco, cansado do longo conflito com o Quilombo de Palmares, aproximou-se do líder Ganga Zumba, com uma oferta de paz. Ofereceu a liberdade para todos os escravos fugidos, se o Quilombo se submetesse à autoridade da Coroa Portuguesa. A proposta foi aceite, mas Zumbi - que olhava os portugueses com desconfiança, recusou-se a aceitar a liberdade para as pessoas do Quilombo, enquanto outros negros fossem escravizados. Ao rejeitar a proposta do governador, desafiou também a liderança de Ganga Zumba. Prometendo continuar a resistência contra a opressão portuguesa, Zumbi tornou-se o novo líder.
Quinze anos depois, o bandeirante paulista Domingos Jorge Velho foi chamado para organizar a invasão do Quilombo e, em 6 de Fevereiro de 1694, a capital de Palmares, Macaco, foi destruída e Zumbi ferido. Apesar de ter sobrevivido, foi traído, capturado e morto, quase dois anos após a batalha. A data da sua morte é lembrada como Dia Nacional da Consciência Negra.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...