quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

EFEMÉRIDE - Adélia Luzia Prado Freitas, escritora brasileira, nasceu em Divinópolis, Minas Gerais, no dia 13 de Dezembro de 1935. Os seus textos retratam o quotidiano com perplexidade e encanto.
Professora por formação, exerceu o magistério durante 24 anos, até enveredar pela carreira de escritora, como actividade principal.
Em termos de literatura brasileira, Adélia Prado representou a revalorização do feminino, nas letras, e da mulher, nos seus múltiplos aspectos: mãe, esposa e dona-de-casa. Considera-se que encontrou um equilíbrio entre o feminino e o feminismo.
Inspirada na morte de sua mãe em 1950, Adélia escreveu, nesse mesmo ano, os seus primeiros versos.
Em 1973, formou-se em Filosofia e viu poemas seus serem lidos por Carlos Drummond de Andrade. Em 1975, publicou o seu primeiro livro Bagagem. O livro foi lançado no Rio de Janeiro com a presença, entre outros, de Juscelino Kubitschek, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Affonso Romano de Sant'Anna.
Em 1979, publicou o seu primeiro livro em prosa : Soltem os cachorros.
Em 1981, o primeiro de uma série de estudos sobre a sua obra foi apresentado no Departament of Comparative Literature, da Princeton University.
Em 1985, participou num programa de intercâmbio cultural entre autores brasileiros e portugueses, realizado em Portugal.
Publicou até agora, vários livros de Poesia e Prosa. Foi representada em espectáculos de Ballet e organizou diversas antologias. Com várias obras traduzidas em inglês e espanhol, encontramo-la também em várias antologias. A sua obra tem sido objecto de vários estudos.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Acerca de mim

A minha foto
- Lisboa, Portugal
Aposentado da Aviação Comercial, gosto de escrever nas horas livres que - agora - são muitas mais...